domingo, 26 de setembro de 2010

Jogos Matemáticos

O jogo em sala de aula como ferramenta didática deve ser compreendido pelo professor como uma das várias estratégias pedagógicas e o sucesso da sua aplicação está diretamente ligado ao planejamento estratégico.

O professor deve estar antenado e sempre aberto às novas didáticas, sempre vislumbrando um ensino na realidade de vida, que proporcione uma busca de estratégias e principalmente que possibilite o aprendizado do seu aluno.


Iniciar a disciplina jogos matemáticos é proporcionar aos alunos um aprendizado matemático de forma lúdica. É aprender sem preceber.
É fazer da matemática um prazer.
Ne escola temos vários jogos disponíveis para nosso trabalho, para complementar vou utilizar o laboratório de informática nos seguintes links:

http://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html

http://www.somatematica.com.br/matkids.php

http://www.prof2000.pt/users/pjca/Jogos.html

http://www.rachacuca.com.br

• é essencial a aplicação em sala de aula de temáticas lúdicas, a fim de tornar a educação matemática algo acessível não só dentro de sala de aula, mas também no cotidiano do nosso aluno.
• devemes nos conscietizar de que não será na primeira tentativa ou na primeira jogada que nossos alunos irão identificar o que fazer quando lhe é apresentado um jogo curricular e nem irá conseguir organizar mentalmente as fases/caminhos que deverá percorrer, é importante ter em mente que o jogo também é um processo, uma sequência didática.
Para que as aplicações dos jogos curriculares sejam positivas, e nos leve ao objetivo planejado, esses devem fazer parte da estratégia pedagógica do professor durante todo o ano letivo, não deve ser trabalhado aleatoriamente, mas aplicado como ponte, e ao aplicá-lo deve dar ao aluno a oportunidade de comunicar, interagir para que formulem as suas próprias opiniões.

A interação, a comunicação com outros colegas tornará a linguagem cotidiana e a linguagem matemática uma ponte de diálogo entre os alunos e entre eles e o professor. A comunicação entre eles, a identificação, a relação do jogo com o conteúdo matemático tornará mais fácil e acessível a compreensão dos pontos importantes para uma perfeita comunicação matemática que são:
• Compreender enunciados orais e escritos.
• Exprimir oralmente e por escrito enunciados de problemas e conclusões.
• Utilizar a nomenclatura adequada.
• Interpretar e utilizar representações matemáticas.
• Transcrever mensagens matemáticas da língua materna para a linguagem simbólica e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário